[editado]
Assista aos vídeos da gravação da transmissão do evento abaixo:
Parte 1:
Video streaming by Ustream
Baixe aqui a apresentação sobre poder, por Felipe Corrêa.
Parte 2:
Em breve disponibilizaremos a gravação do Seminário numa melhor resolução.
Posted in: Atividades, Círculo de Estudos Libertários
Andre C.
16/03/2012
Transmissão excelente.
Andrea Costa
16/03/2012
Um saludo. Os sigo desde Espanha. Obrigado por la transmissão. Me gustaría saber cuál es la realidad del anarquismo hoy por hoy en Floripa. ¿Qué grupos existen además de CABN? ¿Va creciendo el número de militantes? ¿Hay luchas concretas que se llevan a cabo?
Obrigado!
admin
16/03/2012
Un gran saludo! Nos da mucho gusto tener compañeros de otras localidades acá.
Hoy, además del Coletivo Anarquista Bandeira Negra, hay otros anarquistas en Florianopolis, militando en diversas luchas.
El CABN participa de varios movimientos sociales de la ciudad, como en la lucha por el transporte colectivo, los movimientos barriales, de midia independiente, algunos sindicatos, etc. Desde el surgimiento de la organización, el año pasado, estamos buscando mayor inserción social y participar de otros movimientos, buscando crear el poder popular.
Andrea Costa
16/03/2012
Muchas gracias por la respuesta. Estuve hace pocos días allí y no pude dejar de interesarme por el seminário cuando vi el cartel. Ahora, a miles de kilómetros de distancia, es un placer el poder escucharlo y compartirlo con mis compañeros brasileiros.
Mucho ánimo y seguid así. Me alegra saber que en tan poco tiempo ya habéis participado en tantas cosas. Un profundo abrazo libertario.
CNT-AIT Madrid
André Luiz Vargas
16/03/2012
Olá companheiras e companheiros,
Conhecem as obras do português João Bernardo? Recomendo pois é uma discussão essencial no meio do anarquismo e do marxismo… Um autor trazido ao Brasil por Maurício Tragtenberg!
Entre as várias ideias dele, de releitura da Lei do Valor de Marx, está a da teoria dos gestores: gestores como uma classe capitalista dominante, para além da burguesia.
E também sobre o Estado Amplo e Estado Restrito.
Abraços!
Rafaela
16/03/2012
Parabéns pela transmissão, será que poderiam disponibilizar o link do site citado pelo último inscrito?
admin
16/03/2012
Desculpa, qual era o tema?
Daniel
16/03/2012
Aproximem o microfone, porque as intervençoes do “publico” nao se escuta!
admin
16/03/2012
Fora essa consideração de há pouco, as perguntas estão sendo feitas pelo microfone. Obrigado!
mateus.
16/03/2012
meu nome é mateus, do coletivo anarquista núcleo negro, de recife/pe.
rené berthier diz na introdução do livro de samis sobre a comuna de paris, que a diferença entre anarquistas e marxistas é mais de estratégia que de método. gostaria de saber a opinião dos debatedores sobre o assunto.
trecho da introdução: “(…) tentativas patéticas e inúteis de criar um “marxismo libertário”. tentativas inúteis porque foram fundadas sobre a idéia de que a teoria libertária apresentava lacunas – em matéria de “método”, em particular – quando, de fato, as lacunas encontravam-se entre esses mesmos que tentavam paliar aquelas do anarquismo. uma atenta leitura de proudhon e bakunin bastaria para convencer o leitor de que, o que alguns buscam em marx, encontra-se igualmente entre os autores libertários. o fosso separando as duas correntes do movimento operário dá-se sobretudo no campo da estratégia e do projeto de sociedade.”
significa então que a utilização teórica (reforçando: não a IDEOLÓGICA) de autores marxistas pra o entendimento da prática hoje seria até, quem sabe, desejado? exemplos: usar autores como castoriadis ou thompson, o marxista que trabalha com a [disciplina de] história (que, até onde sei, samis se utiliza).
admin
16/03/2012
Faremos o comentário já.
Brenda
16/03/2012
Boa noite.
Podem conceituar os termos horizontalidade e autoritarismo?
admin
16/03/2012
Vamos fazer a pergunta já.
Rafaela
16/03/2012
Foi indicada a leitura de “huerta grande”, e um site onde o ebook estaria disponível, seria possível resgatá-lo para mim? Obrigada
admin
16/03/2012
O documento Huerta Grande pode ser encontrado no site da fAu http://federacionanarquistauruguaya.com.uy/ ou na Biblioteca Virtual da Editora Faísca: http://editorafaisca.net/
mateus.
16/03/2012
retificando: para o “entendimento da prática” não, mas para o entendimento da realidade (o uso desses autores marxistas). pois acho que a prática nossa enquanto anarquistas tem mais a ver com o nível ideológico que com o nível teórico…
Rafael Borges
16/03/2012
Pessoal,
Não estou escutando o áudio das outras pessoas que estão fazendo as intervenções.
abraços
alto nível!!!!!
boa felipe!!!
Rafael Borges
16/03/2012
Agora sim!!!!!
abraços do Di Planta!
Claudio Reis
13/05/2014
Muito bom!!!
Valeu