Em janeiro de 2014 a Coordenação Anarquista Brasileira publica o segundo número de sua revista “Socialismo Libertário”, com o tema Teoria e Ideologia. Segue abaixo o sumário e o editorial da revista com os links para os artigos na internet. A revista estará à venda com a militância do CABN, assim como das outras organizações que compõem a Coordenação Anarquista Brasileira. A versão online também está disponível abaixo.
Revista Socialismo Libertário num. 2
Baixe aqui a revista em PDF
Sumário:
- Editorial
- Teoria e Ideologia
- Distintas Abordagens Teóricas dos Anarquistas: a relação entre as esferas sociais
Editorial
Esse segundo número da revista Socialismo Libertário concentra-se sobre o tema teoria e ideologia, que vem sendo discutido há anos em nossa corrente e que, no último período, recebeu atenção destacada das organizações da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB).
Não se trata, como eventualmente poderia parecer, de um esforço intelectual puramente abstrato: essa discussão, apesar de passar por temas epistemológicos e teórico-conceituais em alguma medida complexos, possui, para nós, implicações práticas muito importantes. Por meio daquilo que agora se discute, conforme apontamos no primeiro texto, buscamos forjar as bases para respostas de um conjunto de questões básicas. “O que é o anarquismo? O que o caracteriza historicamente como tal? Qual é o nosso vínculo com os clássicos anarquistas? O anarquismo é uma ferramenta para teorizar sobre a sociedade, uma prática política que tem por objetivo transformá-la ou ambas as coisas? Devemos utilizar autores de fora do campo anarquista para compreender a sociedade que vivemos? Em que medida nossa maneira de teorizar sobre a sociedade afeta nossa ideologia e vice-versa? Existe socialismo científico? Em suma, trata-se de uma discussão antiga e complexa, que extrapola muito o campo anarquista e que tem por objetivo fornecer respostas para as nossas tentativas de compreender a sociedade em que vivemos e as melhores estratégias para nela intervir, tendo por base nossos princípios e nossa estratégia geral, e visando estabelecer um processo revolucionário de transformação rumo ao socialismo libertário.”
Os textos aqui apresentados inserem-se em um processo mais geral – que vem sendo levado a cabo de maneira mais efetiva desde meados de 2012, com a fundação da CAB – de estabelecimento de bases comuns e aprofundamento de posições para o caminho que pretendemos trilhar nos próximos anos, rumo a uma organização nacional.
Esse ano de 2013 foi importante pelo ciclo de lutas em escala nacional, com o qual todas nossas organizações se envolveram. Com a ascensão das mobilizações, o anarquismo também ganhou destaque e, de uma maneira ou outra, a CAB tem colhido bons frutos desse processo. Esperamos que essa edição da revista possa contribuir com esse fortalecimento do anarquismo especifista no cenário das lutas que vêm sendo travadas nos mais diversos espaços sociais.
Viva a revolução social! Viva o anarquismo!
Rumo à organização nacional!
Coordenação Anarquista Brasileira. Dezembro de 2013
Unipa
09/02/2014
Camaradas, a União Popular Anarquista acaba de lançar a terceira edição da “VIA COMBATIVA”, uma revista de teoria-política anarquista. Convidamos todos os camaradas a leitura e ao debate. Saudações bakuninistas!
E viva o anarquismo revolucionário!
Preparar a insurreição do proletariado!
VIA COMBATIVA nº3
Link para acesso ao pdf: http://uniaoanarquista.wordpress.com/2014/02/05/via-combativa-no3-revista-teorico-politica-da-unipa/#more-1044
Sumário:
– A Instrução Integral e a crítica bakuninista a pedagogia libertária
– Os estudantes como categoria ocupacional e a estrutura de classes: Combatendo às raízes teóricas do reformismo e oportunismo
– O Levante dos Marginalizados: análise sociológica dos protestos e manifestações populares no Brasil
– Anarquismo e Questão Agrária
– Entre a tutela estatal e a revolução: algumas considerações sobre a história do sindicalismo rural e da luta camponesa